domingo, 29 de agosto de 2010

José Saramago - Ensaio sobre a cegueira

         Este fim de semana tive a oportunidade de ver o filme sobre o livro de José Saramago. Ensaio sobre a cegueira.
        Vi apenas o filme, que é muito, muito interessante mostrando  quão frágil pode se tornar a sociedade caso algum dos itens essencias falte causando desequilibrio.
        No caso o filme refere-se a o sentido da visão. Numa cidade em que todos começam a perde-la derrepente sem nenhum motivo aparente. Isso causa uma histeria total a ponto de se por em quarentena os primeiros casos mas sem nenhum tipo de cuidado ou tratamento, o filme me pareceu extremista neste sentido mas bem verdadeiro.
Quando as pessoas que estão em quarentena se dão conta que ninguem mais enxerga na cidade eles conseguem sair do local, pois os soldados que ficaram para tomar  conta do setor também ficam cegos. Sendo que o local acaba abrigando a todas as pessoas da cidade ou seja, cada vez mais cheio e com falta de higiêne, limpeza, comida tudo. Neste caos apenas uma pessoa não foi afetada e por isso els conseguem se dar conta e sair do local voltando para a cidade, que se encontra no mesmo estado do setor de quarentena, com pessoas vagando pelas ruas, corpos espalhados, lugares saqueados.
     O filme faz pensarmos sobre nossa fragilidade e nesse mundo que aprendemos a depender de basicamente tudo, e a ter consciência de que se não cuidar certamente faltará em algum momento.
Obrigado Mônica pela sessão de cinema..rsrsrsrs
beijos

Um comentário:

  1. Eu é que agradeço a companhia e a possibilidade de dividir esse filme com vc. Bom demais saber que vc tb se encantou com a história. Isso me deixa feliz. O filme faz a gente refletir sobre as nossas fragilidades e repensar nossos valores. Isso nos torna pessoas melhores. Não tenho dúvida disso. Um grande beijo!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar. Abraço